Spotify inicia retirada de investimentos na França em resposta ao novo imposto sobre streaming
O Spotify está retirando o investimento financeiro a dois festivais de música na França em protesto contra um novo imposto direcionado às plataformas de streaming de música que operam no país.
A plataforma ainda ameaçou que mais ações em retaliação à nova taxa, ocorrerão nos próximos meses, de acordo com o TechCrunch. Antoine Monin, Diretor Geral do Spotify nas regiões de França e Benelux, recorreu ao Twitter (X) essa semana para criticar um novo imposto que imporá uma taxa que se espera estar entre 1,5 e 1,75% sobre todos os serviços de streaming de música, com os rendimentos indo para o Centre National de la Musique (CNM), que foi criado em 2020 para apoiar o setor musical francês. Embora todas as principais plataformas de streaming de música tenham se unido em oposição à nova lei, incluindo a Apple, o YouTube do Google e o player local Deezer, o Spotify tem sido o mais veemente.
Após o anúncio na semana passada, o Spotify disse que a mudança foi um “verdadeiro golpe para a inovação” e que estava avaliando seus próximos movimentos.